top of page

AULAS DE MÚSICA

A música tem de surgir na vida da criança desde a mais tenra idade: é imprescindível que ela esteja em contato com os mais diferentes instrumentos, seja percussão, cordas, madeiras, teclados... E o projeto faz isso proporcionando tanto apresentações de grupos musicais como atividades de ouvir, decifrar, ver, através de vídeos e filmes músicas devidamente comentadas.

Gostaríamos de ter profissionais e tempo para aulas individuais para o aperfeiçoamento do talento e esforços dessas crianças, mas, por outro lado, é muito bom, numa sociedade individualista como a nossa, proporcionar o aprendizado em grupo.

Assim, as crianças e jovens percebem que precisa haver esforço, estudo e dedicação para que haja progresso nesta atividade.

Aprendem também que cada um caminha no seu tempo, uns com mais, outros com menos dificuldades e essas podem ser diminuídas com a interferência dos seus próprios companheiros de classe.

As atividades musicais por enquanto se dividem em três grupos:

Musicalização 2
O projeto oferece, atualmente, aulas de musicalização para as crianças de 7 a 10 anos, na qual a atividade lúdica está sempre presente e impulsionando as crianças a aprender através de vivências corporais canções, brincadeiras, ritmo e percussão. Além disso, há o inicio do aprendizado da flauta doce.

Estágio 1
No estágio 1 contemplamos as crianças de 11 até 13 anos.

Neste estágio, é desenvolvida a percepção auditiva das crianças, despertando o interesse em escutar o mundo à sua volta, busca a origem de cada som, o ritmo e melodia que acontece na natureza, no carro, na cozinha; reconhecer os instrumentos musicais através de pequenos exemplos e entender a importância da música na vida de cada um de nós.

Nas aulas práticas, estamos focando o aprendizado da flauta doce, leitura e entendimento da partitura, noções de teoria. Sendo que o lúdico também está presente, tornando as atividades prazerosas e de fácil aprendizado.

Estágio 4
No estágio 4, dirigido aos adolescentes, damos continuidade ao aprendizado da flauta doce, já com mais embasamento da teoria.

Esta turma também aprende violão. Começa com músicas simples e uma paródia contando a história do Projeto.

Continuamos contrapondo músicas mais atuais, focando nas letras e na importância da escolha do que se toca e do que se canta como resposta às questões sociais e culturais cotidianas. Também são tocados alguns solos no violão, lendo notas na partitura, além de tablatura e algumas pestanas, ampliando as noções do universo do instrumento.

O grupo também participa de aulas de flauta, adquirindo a noção de trabalho em conjunto, com três tipos de flauta doce — mostrando que instrumentos melódicos podem ser usados para montar a harmonia da música e ter o papel de solista e de acompanhante, alternadamente.

Todo esse projeto musical tem como objetivo ser uma alternativa ao que se ouve e vê na mídia em geral, resgatando algumas músicas de outros tempos e lugares, nacionais ou internacionais, indígenas ou folclóricas, eruditas ou populares, que ampliem a visão dos participantes e faça diferença no futuro deles.

AULAS DE INGLÊS

O curso visa motivar as crianças para a língua estrangeira, por meio de diálogos simples, música e vocabulário interessante, por faixa etária.

 

AULAS DE EXPRESSÃO CORPORAL

Auxiliam as crianças no desenvolvimento da autoconfiança. A Expressão corporal é aplicada em apresentações e trabalha os bloqueios emocionais delas, enquanto lidam com a arte.

 

RODA DE HISTÓRIA

É uma forma de despertar o interesse das crianças pela leitura, aproveitando para trabalhar o entendimento da história lida.

É realizada a leitura de uma história e, através de perguntas ou elaboração de desenhos, é verificado o entendimento das crianças sobre o texto lido.

 

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO PARA CRIANÇAS

E ADOLESCENTES

Tem o objetivo de despertar e ampliar novos entendimentos, interesses, motivação e autoconfiança para a vida pessoal, familiar e social.


Metodologia: através da dinâmica relacional, desenvolver estratégias personalizadas para cada faixa etária, que propiciem vivenciar aspectos como o Pensar, o Fazer, o Conviver e o Ser.
São realizadas oficinas práticas, envolvendo vivência de diferentes recursos psicopedagógicos.

 

Responsável: Vera Lúcia Neves Naporano -  Psicóloga Clínica – CRP 06/57103-8

 

REFORÇO ESCOLAR - PORTUGUÊS

Visa auxiliar o desenvolvimento e o protagonismo em Língua Portuguesa, trabalhando os aspectos apontados pelos alunos como obstáculos e/ou dificuldades, a fim de garantir a formação de leitores críticos e eficientes.

 

bottom of page